Desde que o mundo comemorou o que seria o aniversário de 70 anos de John Lennon, em outubro do ano passado, só se fala em Beatles. Em Londres, lugares que fizeram a história da banda inglesa foram declarados patrimônios históricos britânicos. Já em Buenos Aires, os meninos de Liverpool acabam de ganhar um museu.
Diante da lembrança do aniversário de Lennon, a capital britânica se mobilizou para prestar as devidas homenagens. Em dezembro de 2010, a faixa de pedestres onde Paul, John, George e Ringo fizeram pose para a capa do disco "Abbey Road" foi declarada patrimônio histórico britânico pelo governo do país.
Localizado na zona norte de Londres, o cruzamento é visitado diariamente por centenas de turistas, que não se cansam de imitar a célebre cena.
O estúdio Abbey Road, no número 3 da rua e famoso por ter sido o local onde vários álbuns dos Beatles foram gravados, já havia recebido o título em fevereiro de 2010. Segundo o governo britânico, os locais foram declarados patrimônios não apenas por terem mérito histórico, mas também um papel fundamental no cenário da música internacional.
Museu
A mais recente homenagem foi feita em Buenos Aires, com a inauguração, em janeiro, do Museo Beatle. À mostra, 2 mil dos 8,5 mil objetos do acervo particular do argentino Rodolfo Vásquez, 53 anos, considerado pelo livro "Guinness" o maior colecionador particular de material dos Beatles do planeta.
Mesmo a coleção não possuindo objetos pessoais dos músicos, o museu atraiu milhares de visitantes em poucas semanas desde que foi inaugurado em um centro cultural a poucos metros do Obelisco, um dos marcos da cidade.
Entre as peças da coleção, os ladrilhos do Cavern Club, um cheque assinado por Ringo Starr, mas o mais valioso é um autógrafo de John Lennon comprado em Nova York em 1981.
Ele pretende expor no museu um acervo rotativo, sempre com cerca de 2 mil objetos. "A ideia de fazer o museu veio da vontade de mostrar os objetos, senão, eles ficariam guardados em caixas e baús", afirmou Vásquez.
Mas para o colecionador falta uma coisa: ele gostaria de apertar a mão de Paul McCartney e Ringo, dar-lhes um abraço e bater um papo. Isso o completaria e faria dele o colecionador mais feliz do planeta.
Fonte: http://www.moginews.com.br/materias/?ided=1150&idedito=43&idmat=88676
Em 26 de março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário