segunda-feira, 28 de março de 2011

LET'S PLAY: "Strawberry Fields Forever"




"o mais recente exemplo dos Beatles de 'criatividade surpreendente"
(Time Magazine)


"Uma das 'realizações de pico' dos Beatles e uma das melhores canções de Lennon-McCartney "
( Richie Unterberger, da "Allmusic") 


"Mostra a expressão de uma ordem elevada... Poucos ou nenhuns [compositores] são capazes de mostrar sentimento e fantasia tão direto, espontâneo e original." 
(Ian MacDonald, em "Revolution in the Head")



"Strawberry Fields Forever" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon e creditada à dupla Lennon-McCartney. Foi lançado como single com Lado A duplo com Penny Lane em 1967. Foi incluída posteriormente na versão americana do álbum Magical Mystery Tour, lançado no mesmo ano (embora não tenha sido incluída na versão britânica lançada em formato EP duplo).



Strawberry Field era um terreno em Liverpool onde se localizava uma hospedaria (abrigo) do Exército de Salvação, um grupo religioso com ramificações no mundo inteiro. Por ser um local cercado, amplo e com um grande jardim, lá durante o verão europeu eram realizados quermeses. Em uma rua paralela, Menlove Avenue, moravam John Lennon, sua tia Mimi e seu tio George. John costumava brincar no local durante a sua infância.[1]
Durante o tempo em que se encontrava em Almeria, Espanha participando das filmagem de "How I Won The War" do diretor Richard Lester, ele compôs uma música autobiográfica em que recordava o tempo de infância e deu o nome a ela de "Strawberry Fields Forever". A letra não é explícita, mas bastante onírica, e brincando com as palavras, bem ao estilo de compor de John Lennon.

O início da gravação desta música, no dia 24 de novembro de 1966, abre as sessões do projeto que veio a tornar-se o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Neste dia, John aparece nos estúdios de Abbey Road com uma fita demo que gravara em sua residência em Kenwood e a apresentou ao grupo.
As gravações prosseguiram nos dias 28 e 29 de novembro , e nos dias 8 e 9 de dezembro de 1966. No dia 15 de dezembro de 1966 foram acrescentados acordes produzidos por três violoncelos e quatro trompetes com arranjos de George Martin.
John Lennon, porém, não estava satisfeito com as gravações realizadas. Achava que nenhuma delas estava dentro daquilo que esperava. Então teve a ideia de fundir o início da tomada 7 com o final da tomada 26, as duas que ele mais tinha gostado. Entretanto, para os recursos da época isto era quase impossível, uma vez que as tomadas tinham velocidades e tons diferentes. Como explica George Martin, produtor do disco: "...quando ele me propôs a fusão expliquei a dificuldade e ele me respondeu bem ao seu estilo: "Bem, George, sei que você pode dar um jeito nisso, não é?" e virou-se indo em direção a saída do estúdio".
No dia 22 de dezembro de 1966, após examinar minuciosamente as gravações, George Martin com o assessoramento de Geoff Emerick, o engenheiro de som, resolveu aumentar a velocidade da tomada mais lenta (tomada 7) e reduzir a velocidade da tomada mais veloz (tomada 26). Com isso, a diferença de um semi-tom entre as gravações passou a não mais existir. Em seguida, procuraram encontrar um ponto onde pudessem juntar as duas gravações alteradas. Isso foi possível a exatos 60 minutos do início da tomada 7. Neste ponto foi feita a fusão com a outra parte da tomada 26. Criada a gravação master, John Lennon gostou do resultado e aprovou a fita.
Os méritos da fusão devem-se a George Martin e Geoff Emerick que foram os dois grandes responsáveis por inúmeras criações dos Beatles. Os membros da banda tinham as ideias, às vezes não muito claras, e a materialização delas cabia quase sempre aos dois citados.

A princípio, a música participaria do álbum que estava sendo gravado. Mas Brian Epstein, o empresário dos Beatles, pressionou George Martin no início do ano de 1967 para o lançamento de um compacto simples (EP). Com três canções gravadas até o momento, ele selecionou duas dentre elas - "Strawberry Fields Forever" e Penny Lane - e enviou para a edição do EP. A outra canção era When I'm Sixty-Four. Com a política de não lançar em álbum (LP) música que fosse lançada em EP, estas duas músicas foram excluídas do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
A canção foi lançada em compacto simples (EP) em 17 de fevereiro de 1967 tendo Penny Lane como o outro lado. O lançamento não alcançou o primeiro lugar na Inglaterra, conforme o esperado, tendo alcançado somente a posição máxima de segundo lugar. Nos EUA, cujo lançamento se deu no dia 13 de fevereiro de 1967, o EP ficou na primeira posição por uma semana.

Com o fim das apresentações ao vivo, os Beatles passaram a realizar filmes promocionais para suas músicas.
O filme promocional de "Strawberry Fields Forever" foi filmado em 30 e 31 de janeiro de 1967, em Knole Park em Sevenoaks . Foi dirigida pelo sueco Peter Goldman diretor de televisão. Goldman era um amigo de Klaus Voormann , que havia sido recomendado ao grupo.  O filme apresenta efeitos filme reverso, stop-motion animation, salto cortes de tempo para a noite, e os Beatles.
O vídeo de "Strawberry Fields Forever", junto com o de "Penny Lane", foi selecionado pelo New York 's MoMA como dois dos vídeos musicais mais influentes no final de 1960. Ambos foram originalmente transmitida em os EUA em 25 de fevereiro de 1967, no show de variedades "O Palácio de Hollywood", com o ator Van Johnson como anfitrião. Um cartoon baseado na música foi o último episódio produzido para o desenho animado "The Beatles".
"Strawberry Fields Forever" foi bem recebido pela crítica, e ainda é considerado um clássico.  Em 2004, essa música foi classificada na revista "Rolling Stone's" como número 76 na  lista de "As 500 Melhores Canções de Todos os Tempos".  Em 2010, a Rolling Stone a colocou no número três na 100 Greatest Songs Beatles. A canção foi classificada como a segunda melhor canção dos Beatles pela Mojo , depois de " A Day in the Life ".
Brian Wilson dos Beach Boys , disse que "Strawberry Fields Forever" foi parcialmente responsável pelo arquivamento do lendário inacabada grupo de seu álbum, Smile .  Wilson ouviu pela primeira vez a canção em seu durante a condução, rádio do carro, e foi tão afetada que ele tinha para parar e ouvi-la todo o caminho. Ele então comentou com o passageiro que os Beatles já haviam alcançado o som dos Beach Boys queria alcançar.

Fontes: Wikipédias (brasileira e inglesa)
Letra e tradução: http://letras.terra.com.br/the-beatles/186/traducao.html

Nota da blogueira: Existem 3 versões da música. Uma delas vocês poderão achar em outro vídeo no You Tube, e eu acredito que a versão mais simples e bela (não desmerecendo esta, claro!). Entretanto, o vídeo completo só acharão neste aqui do blog, o outro é todo cortado (embora a imagem seja 100% mellhor).
Quem tiver o disco Anthology 2, poderá achar as 3 versões. ;)
Até a próxima!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário