terça-feira, 10 de maio de 2011

"Lucy in the Sky with Diamonds"



"Foi puramente inconsciente, que veio a ser LSD. Até que alguém apontou isso, eu nunca pensei nisso. Quero dizer que jamais se preocupar em olhar para as iniciais de um título. Não é uma canção de ácido. A imagem foi Lucy no barco.”
(John Lennon)

"Lucy in the Sky with Diamonds" é o título de uma canção composta e gravada pelos Beatles em 1967, e faz parte do oitavo álbum da banda, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Composta por John Lennon (mas atribuída à dupla Lennon/McCartney), a canção gerou controvérsia por seu título, que foi interpretado como uma possível alusão ao LSD.

Lennon alegou que a inspiração do título veio de uma fotografia de uma colega de seu filho, Julian. A colega, chamada Lucy Vodden, apesar de ter sido a fonte de inspiração para uma das canções históricas dos Beatles, contou ao jornal The Guardian, em 2009, que não se relaciona com o tema: "Esse tipo de música não tem muito a ver comigo."


Nota da blogueira: O vídeo posto (é, não achei nenhum deles cantando) foi extraído do filme "Yellow Submarine" (1968), uma das cenas mais psicodélicas já vistas em uma animação. Vale a pena assisti-lo!
E, como ando sumida, prometo compensar em breve... Prometo!
Abraços!

Ringo rouba a cena em documentário dos Beatles




Diretor Albert Maysles participou de debate no Cinesesc nesta quinta-feira (5)João Varella, do R7


Nem John, nem George e muito menos Paul. Ringo Starr, o menos popular dos Beatles, é quem mais chama a atenção no raro registro da banda What’s Happening! The Beatles in USA!, que só pode ser exibido com a presença do diretor Albert Maysles.

Ele esteve nesta quinta-feira (5) no Cinesesc, em São Paulo, para exibir suas raras filimagens. Esse era o principal evento da programação do In Edit, festival de documentários sobre música que vai até dia 8 de maio na capital paulista e dia 12 de maio no Rio de Janeiro. Há 47 anos, Albert não tinha muita noção da importância de seu trabalho.


- Esses tais Beatles são bons?

Essa foi a primeira pergunta que Albert fez ao seu irmão David depois que os dois toparam a proposta de uma emissora de televisão para gravar os primeiros dias do quarteto de Liverpool nos EUA. Era fevereiro de 1964 e a beatlemania estava a todo vapor.

Albert diz que tinha uma formação musical mais voltada para a música erudita. Felizmente, David, que morreria em 1987, estava lá para afirmar que sim, valia a pena filmar os tais Beatles. Albert repetiria a pergunta anos mais tarde com os Rolling Stones antes de filmar o clássico Gimme Shelter que trata do show de 1969 onde um espectador foi assassinado.

Quem mais parece ter chamado a atenção dos irmãos Maysles foi Ringo. Sempre pronto para fazer uma exibição para as câmeras, ele é quem mais aparece no filme. Mas nem sempre ele estava no controle da situação. Prova disso é uma cena em que ele parece estar hipnotizado pelos fartos seis de uma fã cheia de suingue.